Mobile Commerce: Conheça o Perfil do Consumidor On-line

O número de consumidores on-line vem aumentando a cada dia, mas o que tem crescido ainda mais é o número de compras feitas via celular, no chamado mobile commerce. A comodidade de utilizar o smartphone é o principal fator que acarretou na expansão desse mercado relativamente novo, mas que vem ganhando um grande número de adeptos. Além disso, a agilidade, a praticidade e até mesmo a possibilidade de encontrar um cupom de desconto que reduzirá o valor do produto em questão – influenciam fortemente o mercado de compras pelo aparelho.

Vários motivos podem ser considerados responsáveis pelo aumento dos consumidores on-line nessas condições – desde crescimento dos números de usuários (48% no último ano) até a preocupação dos fabricantes para a produção de telas cada vez maiores, facilitando a navegação pelo smartphone.

A expectativa é que o mobile commerce seja equivalente a 30% do total de vendas on-line no ano de 2016. Isso implica na necessidade de adaptação das lojas virtuais, que antes se preocupavam somente com as telas do computador. Porém, agora é mais do que necessário adequar o layout e design do site para atender esse novo público que faz compras pelo celular. Para tanto, é fundamental entender e conhecer o perfil do consumidor mobile. Vamos lá!

infografico-consumidor-mobile

O mercado tradicional de compras on-line cresceu consideravelmente em 2015 – quase 30%. Porém, esse número parece pequeno se comparado ao crescimento de 107% do mobile commerce. De todo público, os jovens são os maiores consumidores em potencial, checando o celular mais de 100 vezes por dia. No geral, as mulheres estão mais ligadas ao aparelho, mas os homens não ficam muito atrás; quase metade dos brasileiros possuem smartphone e 45% deles já realizaram algum tipo de compra via dispositivo móvel.

infografico-consumidor-mobile2

O consumidor on-line consegue adquirir praticamente tudo pelo celular. Se estiver disponível na internet, a comodidade de fazer compras com apenas alguns cliques é suficiente para convencer o usuário. Entre os produtos, moda é a categoria mais comprada e as mulheres correspondem a 53% dos consumidores mobile.

Um dos fatores que influenciam a compra no comércio virtual é a existência de cupons de desconto. Essa é uma das vantagens e motivos que levam os consumidores a comprarem on-line, já que o desconto não serve para as lojas físicas. Veja quem são os principais usuários dos cupons de desconto na internet:

infografico-consumidor-mobile3

As mulheres são quem mais utilizam cupons de desconto nas compras on-line e quase metade dos usuários de cupons pertencem a faixa etária entre 25 a 34 anos. Os mais jovens, com idade entre 18 a 24 anos, ficam em terceiro lugar no ranking. Muitas dessas compras são influenciadas por mensagens recebidas no smartphone anunciando ofertas ou descontos. Um terço dos usuários considera vantajoso e interessante receber esse tipo de aviso em seus aparelhos. Com o cupom de desconto na palma da mão, a categoria mais procurada é a de restaurantes.

infografico-consumidor-mobile4

Um dos motivos mais atraentes para os consumidores on-line do mobile commerce é possibilidade e a facilidade de ter acesso descontos. O SaveMe é um site que reúne os melhores cupons de desconto disponíveis no mercado e divide em categorias para facilitar a busca.

De 2014 para 2015, a busca por esses cupons aumentou 139% – e as lojas virtuais que mais disponibilizaram, foram também as responsáveis pela maior parte das vendas. Ou seja, os cupons de descontos não são vantajosos somente para os clientes, que podem comprar com mais e com mais economia, mas também para as lojas que conquistam mais clientes e reconhecimento.

Você já conhecia ou utilizava cupons de desconto nas compras on-line? Conte para gente nos comentários!

Imagens: pymnts / arquivo

SaveMe
O SaveMe é o maior agregador de cupom de desconto da América Latina. No blog compartilhamos as melhores dicas de variedades, tecnologia, viagens, moda e produtos para você comprar com economia utilizando os cupons de desconto.

Comentários

Mobile Commerce: Conheça o Perfil do Consumidor On-line

O número de consumidores on-line vem aumentando a cada dia, mas o que tem crescido ainda mais é o número de compras feitas via celular, no chamado mobile commerce…

Cadastre-se

Insira seu e-mail para receber nossas principais notícias e ofertas!

Voltar ao topo