5 Dicas Infalíveis para Comprar o Ar Condicionado Ideal Sem Sair de Casa

Suportar o verão sem ar condicionado não é nada fácil, ainda mais no clima tropical do Brasil, onde as temperaturas podem facilmente ultrapassar a casa dos 40º C em algumas regiões. Por isso, nessa época do ano aumenta a procura por esses aparelhos essenciais para passar a estação mais quente do ano sem sofrimento.

Entretanto, para encontrar o melhor ar condicionado, é necessário analisar as opções de modelos disponíveis no mercado. Dessa forma, será possível entender as condições que determinam o modelo certo para cada ambiente e fazer uma compra mais acertada.

Durante a sua pesquisa, leve em consideração especificações como eficiência e economia, além do espaço que o local possui para a instalação. Para te ajudar nesta tarefa, o SaveMe separou algumas dicas essenciais para não errar na hora de comprar o ar condicionado ideal. Confira!    

1. Modelos de Ar Condicionado Mais Comuns

Antes de mais nada, é preciso saber quais são os modelos existentes e as vantagens e desvantagens de cada um, para aliar todas essas características ao espaço disponível para a instalação. Confira as opções:

Opção 1: Ar Condicionado de Janela

Ar condicionado de janela

É o mais simples e está entre os modelos mais antigos. É recomendado para ambientes menores, pois costuma ter baixa potência. Para instalar, é preciso quebrar a parede e o ideal é que ele tenha um circuito elétrico independente. Entre as desvantagens está o ruído emitido pelo aparelho.

Opção 2: Ar Condicionado Portátil

Ar condicionado portátil

Esse é o melhor ar condicionado para quem não pode mexer na estrutura do cômodo. É bem prático, pois pode ser transportado para diferentes cômodos, sem a necessidade de instalação. Como é menos potente que os demais modelos e acaba levando mais tempo para refrigerar o ambiente, é indicado principalmente para espaços pequenos.

Opção 3: Ar Condicionado Split

Ar condicionado split

O mais moderno e tecnológico dos modelos de ar condicionado, também exige mudanças na parede do local onde será instalado. Ele possui duas partes: a evaporadora, que fica na parte interna a ser resfriada, e a condensadora, que é posicionada do lado de fora. Costuma ser mais silencioso, potente e tem um design agradável, além de consumir menos energia. A instalação exige um profissional e a abertura de um pequeno buraco na parede para a passagem das tubulações.

2. Observe a Potência do Ar Condicionado

A potência do ar condicionado é medido em BTUs British Thermal Unit. É isso que define a capacidade de refrigeração do aparelho e deve ser calculado de acordo com o tamanho do cômodo. Fique atento a esse detalhe, pois um equipamento com a carga térmica abaixo do recomendado acaba sendo sobrecarregado e consumindo mais energia. Confira na tabela a configuração ideal:

Área Potência do Ar Condicionado
Até 10 m² 7.500 BTUs
10 m² a 12 m² 9.000 BTUs
12 m² a 20 m² 10.000 BTUs
20 m² a 25 m² 12.000 BTUs
25 m² a 30 m² 15.000 BTUs

3. Tipos de Ciclo do Ar Condicionado

Ao comprar o ar condicionado, observe se e ele possui as funções de resfriar e aquecer. Alguns atuam somente como refrigeradores de ambiente. Então, se deseja usar o mesmo aparelho durante o inverno, é bom verificar essa informação antes da aquisição.

4. Verifique a Voltagem do Ar Condicionado

Não se esqueça de verificar se a voltagem do aparelho está de acordo com a de sua residência. Geralmente, os modelos do ar condicionado split são 220V. Se for preciso, contrate um eletricista para fazer as devidas modificações.

5. Classificação do Selo Procel

Para quem preza por economia, é fundamental observar o selo Procel. A classificação é feita por uma escala de A a E – do mais ao menos econômico. Por isso, dê preferência aos modelos identificados como A e B.

Onde Comprar Ar Condicionado com Economia

Com as especificações em mãos, é hora de tentar encontrar o melhor ar condicionado para o seu cômodo. Seguindo as dicas, é possível fazer uma boa escolha e ainda garantir economia de energia.

E para quem quer começar a gastar menos desde o momento da compra, a dica é ficar atento aos cupons de desconto que garantem preços ainda menores. Veja onde comprar o ar condicionado ideal pagando menos:

                                                                     

         Cupom de desconto Ponto Frio            Cupom de desconto Magazine Luiza            Cupom de desconto Walmart

Você possui outra dica para encontrar o melhor ar condicionado? Então conta para a gente!

Imagens: Time, ActiveRain, My Blog, Fujitsu General do Brasil, Instalação de Ar Condicionado.  

SaveMe
O SaveMe é o maior agregador de cupom de desconto da América Latina. No blog compartilhamos as melhores dicas de variedades, tecnologia, viagens, moda e produtos para você comprar com economia utilizando os cupons de desconto.

Comentários

5 Dicas Infalíveis para Comprar o Ar Condicionado Ideal Sem Sair de Casa

Suportar o verão sem ar condicionado não é nada fácil, ainda mais no clima tropical do Brasil, onde as temperaturas podem facilmente ultrapassar a casa dos 40º C em algumas regiões…

Cadastre-se

Insira seu e-mail para receber nossas principais notícias e ofertas!

Voltar ao topo