Saia do Vermelho: 5 Dicas Essenciais Para Organizar as Finanças Pessoais

Ficar sem dinheiro todo final de mês é uma característica comum entre os brasileiros. Não é difícil também encontrar quem esteja endividado e com problemas para se livrar da situação. Porém, com um pouco de conhecimento sobre economia e disciplina é possível resolver esses problemas e, quem sabe, ainda poupar uma grana!

É importante ressaltar que a falta de dinheiro não está relacionada somente com o valor do salário, mas principalmente com a forma que ele é gerenciado. De nada adianta receber uma fortuna todos os meses se o seu gasto mensal é de uma fortuna e meia. Para resolver essa condição de uma vez por todas e não ficar mais no vermelho, o SaveMe listou algumas dicas importantes sobre economia e como organizar as finanças. Confira!  

  1. Organize-se

O primeiro passo para conseguir uma vida financeira saudável é a organização. Anotar o dinheiro que entra e sai, as despesas – fixas ou não – os gastos imprevistos e até aquele cafezinho. Pode até parecer trabalhoso, porém, é uma tarefa imprescindível para organizar as finanças, para então, poder analisar o que de fato é necessário ou não.  

Hoje, com os avanços da tecnologia, o trabalho de realizar essa função foi minimizado com os aplicativos de celulares, que permitem que todos possuam o controle de gastos a qualquer hora e local, na palma da mão. Mas, se preferir, faça uso do bom e velho caderninho de anotação.

  1. Tenha um Objetivo e Faça Planos

Saber o que quer é uma excelente motivação para conseguir controlar as finanças. Comprar um carro, uma casa, fazer a viagem dos sonhos ou simplesmente quitar as dívidas. Defina o seu objetivo de forma clara e trabalhe para conquistá-lo. É menos difícil dizer não aos amigos para aquela saída no final de semana quando se lembra de que esse dinheiro está sendo guardado para que, daqui a um ano, você não precise mais andar de ônibus, por exemplo.

Outro ponto extremamente importante é o estabelecimento de metas. Com base na análise dos seus gastos (dica 1), defina um valor ou uma porcentagem do seu salário para poupar todos os meses. Mas seja realista, é melhor começar economizando um valor pequeno e ir aumentando aos poucos do que fixar 30% da renda e desistir no segundo mês, pois a quantia está muito alta.

cofre-economia-pessoal

  1. Pense Anualmente

É comum pensarmos em nossos gastos mensais na hora de fazer uma dívida. Mas aí chega o natal e ano novo e começam os gastos com impostos, material escolar para as crianças e etc., e o planejamento que você pensou que seria um sucesso vai por água abaixo. Para evitar esse problema, na hora de controlar as finanças, faça um planejamento anual. Assim é possível prever os gastos e se organizar melhor.

  1. Faça Compras à Vista

Desapegue do hábito das compras parceladas. A não ser que seja de extrema urgência, prefira economizar o dinheiro e pagar de uma só vez. Pagamentos à vista normalmente possuem descontos e, além de economizar, você se livra de uma dívida no cartão de crédito que pode comprometer o orçamento em outros meses.

pagamento-dinheiro

  1. Automatize Pagamentos

Para evitar esquecimentos (e poupar o trabalho de ir ao banco), configure o pagamento das principais contas para serem debitados automaticamente. Deixar de pagar no prazo pode resultar em multas, juros e mais dívidas.

Dica Extra: Economia no Dia-a-Dia

Outra dica importante de como economizar no cotidiano é no momento das compras. Quando decidir adquirir um produto, antes de tudo, pesquise, a internet é um grande aliado nesse ponto. Além disso, fique atento a cupons de desconto para baratear ainda mais o preço do produto e garantir uma compra econômica e sem estourar o orçamento.

Qual das dicas foi mais útil para você? Conte para nós nos comentário!

Imagens: Dino, Moola, Gardesnab.

SaveMe
O SaveMe é o maior agregador de cupom de desconto da América Latina. No blog compartilhamos as melhores dicas de variedades, tecnologia, viagens, moda e produtos para você comprar com economia utilizando os cupons de desconto.

Comentários

Saia do Vermelho: 5 Dicas Essenciais Para Organizar as Finanças Pessoais

Ficar sem dinheiro todo final de mês é uma característica comum entre os brasileiros. Não é difícil também encontrar quem esteja endividado e com problemas para…

Cadastre-se

Insira seu e-mail para receber nossas principais notícias e ofertas!

Voltar ao topo