7 Dicas de Economia Para Começar o Ano com Dinheiro no Bolso

Todos os anos é a mesma coisa: fazemos promessas para começar uma dieta, frequentar a academia, largar vícios, poupar dinheiro e muitos outros desejos que são típicos desse período. Outro fato tradicional no início do ano e que, diferentemente dos votos do Réveillon, é cumprido fielmente são as contas para pagar. Com elas não tem escapatória e, então, mais uma vez começamos o ano sem grana e, às vezes, já endividados.

Por isso, o SaveMe separou algumas dicas de economia para ajudar você a começar o ano sem dívidas e com uma boa organização financeira. Confira!

  1. Faça um Planejamento Anual

mulher-fazendo-planejamento-anual-das-financas

A organização financeira é essencial para controlar os gastos e planejar o orçamento. Um dos erros mais comuns é pensar somente de forma mensal, ou seja, como recebemos o salário e pagamos a maior parte das contas no Brasil. Entretanto, algumas dívidas são anuais e, por isso, é importante pensar no dinheiro também dessa maneira, para não ter surpresas desagradáveis.

A dica é fazer um balanço entre as receitas e despesas anuais – e organizar de forma que o valor recebido não seja maior que o terá que pagar. Leve em consideração também os períodos de maior gasto, como aniversários, natal e começo do ano, em que há gastos maiores com impostos e a volta às aulas das crianças, por exemplo.

  1. Faça uma Análise do Ano Anterior

Para te auxiliar com a dica de economia anterior, faça um balanço dos valores do ano passado. Essa é uma forma de prever quais são os gastos anuais e se preparar melhor para o próximo, além de identificar áreas onde é possível economizar mais.  

  1. Elimine os Gastos Desnecessários

andar-de-bicicleta-para-economizar

Essa dica de economia faz parte daquelas promessas de Réveillon difíceis de manter durante o ano. Entretanto, é necessário um pouco de esforço e foco para vencer esse desafio se você deseja juntar dinheiro.

Diminuir as saídas para bares e restaurantes, usar menos o carro e evitar gastos supérfluos são formas simples de economizar, mas que fazem a diferença no final das contas.  

  1. Faça Planos para o Ano

Para quem deseja poupar e juntar dinheiro, uma dica de economia é estabelecer os objetivos para serem realizados durante o ano, como a compra de um carro ou a viagem dos sonhos. Assim, é mais fácil manter o foco e cumprir aquela promessa de economizar tanto nas pequenas coisas do dia a dia, quanto em gastos maiores – porém dispensáveis.

  1. Desenvolva Hábitos Financeiros Saudáveis

mulher-dinheiro-carteira-economizar

A melhor maneira de ter sempre uma boa organização financeira e evitar endividamentos é adotando hábitos financeiros saudáveis na rotina. Organize o orçamento e deixe uma quantia reservada para gastar com lazer e saídas com os amigos, por exemplo.

Na hora de fazer as compras, adquira o costume de sempre procurar por produtos mais baratos e não tenha preguiça de pesquisar.

  1. Tenha uma Renda Extra

Se você tem algum período ou horas vagas durante o dia, use esse tempo para ganhar um dinheiro extra. Você pode utilizar uma habilidade que domina, como tocar violão, ou saber uma língua estrangeira e dar algumas aulas para ajudar na renda.

Outra dica é prestar serviços como freelancer na sua cidade ou pela internet. Assim fica mais fácil juntar o dinheiro que você deseja.

  1. Produtos com Desconto

compra-on-line-com-cupom-desconto

Outra dica de economia valiosa é planejar as compras durante o ano e evitar comprar por impulso. Avalie se é realmente necessário ter aquele produto e então, pesquise bastante antes de fechar o carrinho, pois os preços podem variar muito de uma loja para a outra.

Também é possível economizar utilizando cupons de desconto, que podem deixar o produto bem mais barato. Essa dica também vale para restaurantes, serviços e até viagens. Por isso, é importante sempre conferir as ofertas para fazer o negócio mais vantajoso!

O que você achou das dicas de economia para começar o ano no azul? Comente!

Imagens: Celsius Communications, 235.ourdailybreadalbany, Chega de Bagunça, Bilgi Çağı, Kalinka Carvalho.
SaveMe
O SaveMe é o maior agregador de cupom de desconto da América Latina. No blog compartilhamos as melhores dicas de variedades, tecnologia, viagens, moda e produtos para você comprar com economia utilizando os cupons de desconto.

Comentários

7 Dicas de Economia Para Começar o Ano com Dinheiro no Bolso

Todos os anos é a mesma coisa: fazemos promessas para começar uma dieta, frequentar a academia, largar vícios, poupar dinheiro e muitos outros desejos que são típicos desse período…

Cadastre-se

Insira seu e-mail para receber nossas principais notícias e ofertas!

Voltar ao topo